UAI
AVALIAÇÃO

Citroën C4 Cactus 2024: em fim de careira, ele ainda vale a pena?

Modelo será substituído em breve por novo SUV cupê e tem poucos aprimoramentos para mostrar, mas ainda agrada quando o assunto é desempenho

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Citroën C4 Cactus mantém o mesmo design desde o lançamento no Brasil, em 2018
Citroën C4 Cactus mantém o mesmo design desde o lançamento no Brasil, em 2018 Foto: Lara Moreno/EM/D.A.Press
NOTA DO VRUM:
7 Nota VRUM

O tempo passou rápido para o Citroën C4 Cactus, que praticamente não mudou desde o lançamento, em 2018: as primeiras alterações vieram só muito recentemente, na linha 2024. E, mesmo assim, não bastante sutis, resumindo-se, na parte externa, a apliques alaranjados em volta dos faróis de neblina e nos borrachões laterais. E só. Assista ao vídeo e confira os detalhes:

Por dentro, as novidades do C4 Cactus 2024 também são discretas, mas têm maior utilidade. O modelo ganhou uma nova central multimídia, com tela de 10 polegadas (a mesma que já equipa Citroën C3 e Peugeot 208), com conectividade sem fio às plataformas Apple CarPlay e Android Auto, além de Bluetooth. Há ainda três novas entradas USB (todas do tipo A) e, enfim, carregador de celular por indução.

As mudanças da linha 2024, apesar de bem-vindas (especialmente as aplicadas ao interior), são tímidas demais para surtir efeito relevante nas vendas do Citroën C4 Cactus. Para se ter uma ideia, no primeiro bimestre deste ano, o modelo sequer apareceu entre os 50 mais vendidos no ranking da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

E o motivo que levou o fabricante a ser tão comedido nas modificações só piora a situação: é que 2024 será o último ano de fabricação do C4 Cactus no Brasil, já que a Citroën não vai adaptá-lo à nova fase L8 do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), que entra em vigor no próximo mês de janeiro.

Desempenho é o ponto alto

Isso significa que, junto com a gama, sairão de linha também os motores 1.6, de aspiração natural ou turbocarregada, que equipam a gama: ambos serão substituídos por unidades de origem Fiat, em consequência da formação da Stellantis. Porém, o caso é que, mesmo em fim de carreira, o propulsor THP (Turbo High Pressure) ainda é o ponto alto do Citroën C4 Cactus 2024, ao menos na versão top de linha Shine Pack, avaliada.

Isso, porque o 1.6 turbo da família Prince, que traz ainda injeção direta, desenvolve generosos 173cv de potência com etanol e 166cv com gasolina, além de 24,5kgfm de torque com ambos os combustíveis. São números quase superlativos para um veículo leve como o Citroën C4 Cactus, que pesa só 1.214 quilos.

Apesar de o câmbio automático de seis marchas não proporcionar trocas das mais rápidas, mesmo em modo Sport (ele tampouco inclui borboletas para trocas sequenciais no volante), o resultado é um desempenho realmente muito bom, comparável até ao de modelos com proposta mais esportiva, como Pulse e Fastback Abarth, ou ainda ao de SUVs bem mais caros, como o Volkswagen T-Cross Highline 250 TSI (R$175 mil) ou ao de um Honda HR-V Advance, (R$186.600).

Mesmo carregado, o modelo ultrapassa e sobe serras com facilidade na estrada. Outro ponto positivo fica por conta dos freios, com discos nas quatro rodas, que, assim como o motor, entregam excelente performance. A direção elétrica é que poderia ser mais direta, mas ao menos o efeito regressivo é bom e mantém o volante firme em alta velocidade.

Altinho, mas estável

A suspensão, por sua vez, consegue conter a rolagem da carroceria em curvas, proporcionando boa estabilidade, mas também entrega conforto de rodagem adequado, absorvendo bem as imperfeições do piso. A altura do solo é generosa, totalizando 22,5 cm, e permite passar despreocupado por lombadas e outros obstáculos típicos dos trajetos urbanos, como convém a um dito SUV.

Interior do Citroën C4 Cactus 2024

E, por falar em SUV e em trajetos urbanos, o Citroën C4 Cactus 2024 tem dimensões realmente compactas, o que o torna muito prático em deslocamentos pelas grandes cidades. O comprimento de 4,17m e a largura de 1,71m são medidas dignas de hatch: bom para manobrar em garagens estreitas e para fazer baliza naquela vaga mais apertada. Nesse ponto, o modelo está próximo ao Fiat Pulse e ao novo Renault Kardian, que, na prática, são hatches com suspensão elevada.

A contrapartida é que o porta-malas, com 320 litros de volume, também é digno de hatch compacto. O vão de abertura com base muito alta, que dificulta as operações de carga e descarga, piora ainda mais as coisas. Para os ocupantes, porém, o espaço é adequado, graças ao entre-eixos mais generoso, de 2,60m. No assento traseiro, dois adultos conseguem se acomodar com conforto, sem raspar os joelhos nos bancos dianteiros ou a cabeça no teto.

Por sua vez, o motorista dirige em posição ergonômica, graças ao volante de boa pegada e duplamente ajustável (em altura e profundidade) e ao banco que apoia bem o corpo. Dois inconvenientes, porém, permanecem: o quadro de instrumentos digital de leitura pouco precisa, com marcador de combustível e conta-giros em formato de barrinhas; e o ar-condicionado sem botões físicos, com operação por meio de submenus na tela da central multimídia, resultando em desvios de atenção do motorista.

Quanto ao acabamento, há uma única alteração: a supressão de um retalho de tecido que ficava posicionado à direita do painel. Nem fez grande diferença, uma vez que o plástico duro já dominava o habitáculo. O capricho fica por conta do acolchoamento nos apoios de braços das quatro portas. Os bancos são forrados em material que imita couro e mantêm a mesma padronagem desde o lançamento. De qualquer modo, o acabamento do Citroën C4 Cactus 2024, apesar de simples, não foge ao padrão do segmento.

Consumo do Citroën C4 Cactus 2024

Além do desempenho de gente grande, o Citroën C4 Cactus 2024 apresentou bons números de consumo durante a avaliação. O VRUM aferiu 10,1km/l na cidade e 14,7km/l na estrada, com gasolina (veja os dados do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, do Inmetro, na ficha técnica).

Motor 1.6 turbo de até 173cv de potência do Citroën C4 Cactus 2024
Motor 1.6 turbo de até 173cv de potência é ponto alto do modelo Foto: Lara Moreno/EM/D.A.Press

E então, vale a pena?

O preço do Citroën C4 Cactus 2024 na versão top de linha Shine Pack é de R$ 139.990. Não é pouco, em especial para um carro que tem só mais alguns meses de vida pela frente. Nessa faixa de preço, o diferencial do modelo é realmente o desempenho, já que os SUVs com valores semelhantes têm motores 1.0 turbo, de performance inferior.

Se essa for a prioridade do aspirante a comprador, a compra até pode valer a pena, desde que o concessionário ofereça um bom desconto, ou uma ótima condição de negócio. O C4 Cactus 2024 também pode ser interessante para consumidores mais fiéis à Citroën. Afinal, o substituto dele, um SUV cupê inédito baseado no atual C3, deverá ser inferior em termos de qualidade de construção, ao menos a julgar pelos atuais pelo Aircross e pelo hatch que compõem a gama.

Entretanto, quem tem um perfil mais tradicional e não faz questão de tanto desempenho, mas exige maior espaço interno e não abre-mão de boa liquidez na hora da revenda, fará melhor negócio optando por algum dos concorrentes.

Equipamentos do Citroën C4 Cactus Shine Pack 2024

DE SÉRIE Alertas e saída de faixa, de fadiga, de colisão e sistema de frenagem automática, seis airbags (frontais, laterais e do tipo cortina), controle de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampa, bancos revestidos em material que imita couro, banco do motorista com ajuste de altura, chave presencial com botão de partida, ar-condicionado digital, rodas de liga leve de 17 polegadas, controlador de velocidade, Grip Control (seletor que configura os controles de tração e estabilidade para pisos de asfalto, terra, areia e lama), central multimídia com tela de 10 polegadas, conectividade sem fio às plataformas Apple CarPlay e Android Auto e Bluetooth, câmera e sensores de ré, faróis e limpadores de para-brisa com acendimento automático, faróis de neblina, volante multifuncional revestido em couro com ajustem em altura e distância, vidros, travas e retrovisores elétricos e carregador de celular por indução.
OPCIONAIS Pintura metálica (R$ 1.500) e pintura bicolor com o teto preto (de R$ 1.800 a R$ 1.950) 

Ficha técnica*: Citroën C4 Cactus Shine Pack 2024

MOTOR Dianteiro, transversal, flex, quatro cilindros em linha com 77 mm de diâmetro e 85,8 mm de curso, 16 válvulas, 1.598cm³ de cilindrada, com turbo e injeção direta de combustível
POTÊNCIA 166cv (gasolina) e 173cv (etanol) a 6.000rpm
TORQUE 24,5kgfm (g/e) a 1.400rpm
TRANSMISSÃO Tração dianteira, e câmbio automático de seis marchas
SUSPENSÃO Dianteira, independente, tipo McPherson, barra estabilizadora; traseira, semi-independente, eixo de torção, barra estabilizadora
RODAS/PNEUS 17 polegadas (liga leve) / 205/55 R17
DIREÇÃO Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica
FREIOS A discos ventilados na frente e discos sólidos na traseira, com ABS e EBD
CAPACIDADES Tanque, 55 litros; porta-malas, 320 litros; capacidade de carga (passageiros e bagagem), 400 quilos
DIMENSÕES Comprimento, 4,17m; largura, 1,71m; altura, 1,56m; e distância entre-eixos, 2,60m
MEDIDAS OFF-ROAD Altura em relação ao solo, 22,5cm; ângulo de ataque, 22 graus; ângulo de saída, 32 graus
PESO 1.214 quilos
PERFORMANCE Velocidade máxima de 212 km/h (e)
Aceleração até 100km/h em 7,7 segundos (e)
CONSUMO**

Cidade: 8,2km/l (e)/11,7km/l (g)

Estrada: 9,5 (e)/13,4 (g)

*Dados do fabricante; **Dados do Inmetro