Harley Davidson Street Bob ganha apelido de 'seca sovaco'

Equipado com guidão mais alto, motor de dois cilindros em V e banco só para o piloto, o modelo customizado de fábrica tem para-lama curto e dimensões mais compactas

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 14/06/2015 15:11 / atualizado em 05/08/2015 12:14 Téo Mascarenhas /Estado de Minas
O guidão alto deixa os braços mais esticados - Bruno Neri/Divulgação O guidão alto deixa os braços mais esticados


O batismo oficial do modelo atende pela fria e formal sigla FXDB. Porém, a filha da família Harley-Davidson Dyna também pode ser chamada informalmente de Street Bob. Uma alcunha muito mais compatível com o espírito da marca. É que uma Harley quase nunca é igual à outra quando sai da concessionária, pois a freguesia capricha na customização, com toda sorte de equipamentos e acessórios extras. No caso da Street Bob, a própria fábrica dá uma mãozinha, e o modelo já sai praticamente customizado da vitrine.

Nesta linha, uma das características mais marcantes da Street Bob é o guidão. Bem alto, deixa os braços apontados para cima, motivando o sugestivo apelido de “seca sovaco”. Por outro lado, tem a virtude de passar por cima dos espelhos dos carros nos corredores, aumentando bastante a mobilidade e agilidade no trânsito, além de também contribuir na economia do desodorante... Afinal, o modelo tem Street, que significa rua no próprio nome, além de Bob. Esse para explicar o para-lama traseiro bem mais curto, ou “Bobbed”.

MOTOR
Outra característica, que é uma espécie de marca registrada da americana Harley-Davidson, que está oficialmente no Brasil, com linha de produção em Manaus, é a arquitetura do motor. Os dois cilindros em V, inclinados a 45 graus, com refrigeração a ar. Apesar de montados em coxins de borracha, vibram sem cerimônia, mas produzem muito torque, o que facilita muito a tocada em baixas velocidades, com retomadas e acelerações mais vigorosas. Com 1.585cm³ e injeção eletrônica, fornece 11,9kgfm de torque a apenas 3.250rpm.

O banco só tem lugar para o piloto - Brad Chaney/Harley-Davidson/Divulgacao O banco só tem lugar para o piloto


Outra particularidade da Street Bob é o banco egoísta. Só tem lugar para o piloto, deixando o curto para-lama traseiro ainda mais exposto. Do tipo semelhante a um selim, é bastante confortável e baixo, a apenas 675mm do chão, o que facilita bastante o embarque e desembarque, além de proporcionar os dois pés no chão na hora de parar. Entretanto, para acomodar também o passageiro e resolver o problema do egoísmo, um banco adicional está disponível, para ser encaixado sobre o para-lama. Entretanto, somente como acessório...

ANDANDO
A Street Bob não passa aquela sensação de manequim tipo GG, que fizeram fama nas Harley-Davidson, especialmente nos modelos estradeiros. Pelo contrário, tem dimensões mais compactas, que proporcionam uma tocada desembaraçada no trânsito. Porém, é bom ficar atento nas curvas. Apesar das pedaleiras ligeiramente mais altas, continuam raspando sem dó em pilotagens mais apimentadas. Na hora de acelerar, nada de eletrônica no motor, como mapeamentos e controle de tração. O destaque é a força bruta, que deixa a tocada mais prazerosa nas arrancadas.

O câmbio tem seis marchas, com última mais longa para encarar estradas com velocidade e economia. Entretanto, conserva os engates bastante ruidosos. Os freios tem o sistema ABS de série, com disco único de 300mm na dianteira e 292mm na traseira. São eficientes, mesmo com os 304kg de peso já abastecida. As suspensões são curtinhas, com 127mm na dianteira e 80mm na traseira. Com isso os “rins” do piloto acabam sofrendo. E se o piloto quiser se destacar ainda mais na multidão, a pintura pode ser especial, metalizada com acabamento em flocos, que acrescenta mais R$ 1.650 ao preço sugerido de R$ 44.400.
Encontre seu veículo

Veículos

Ultimas Notícias

ver todas
20 de novembro de 2017
04 de novembro de 2017
28 de outubro de 2017
23 de outubro de 2017
17 de outubro de 2017