UAI
NOVIDADE

Toyota Hilux terá inédita versão 100% elétrica em 2025

Picape com novo sistema de propulsão está em desenvolvimento na Ásia e tem lançamento confirmado por executivo

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Hilux elétrica foi apresentada no Salão do Automóvel de Bancoc, na Tailândia
Hilux elétrica foi apresentada no Salão do Automóvel de Bancoc, na Tailândia Foto: Toyota/Divulgação

Depois de apresentar uma versão híbrida da Hilux para o mercado australiano, a Toyota anunciou uma tecnologia ainda mais verde para a picape. Na Tailândia, o modelo ganhará um sistema de propulsão totalmente elétrico. De acordo com o fabricante, essa configuração inédita já está em fase de desenvolvimento e chegará ao mercado local em 2025.

As circunstâncias que levaram a Toyota a confirmar a Hilux elétrica são, no mínimo, curiosas. O anúncio ocorreu poucos dias após a marca japonesa Isuzu anunciar que a caminhonete D-Max, que é concorrente direta, terá uma versão desse gênero justamente no mercado tailandês.

Quem confirmou a Hilux elétrica foi ninguém menos que Noriaki Yamashita, presidente da Toyota na Tailândia, durante uma conversa com jornalistas no Salão do Automóvel de Bancoc, capital daquele país, que acontece entre os dias 27 de março e 7 de abril.

Nesse ponto, vale lembrar que a Tailândia um dos maiores mercados para picapes médias em todo o planeta. E a última tendência da indústria automobiística naquele país é justamente a eletrificação: além de Toyota e Isuzu, BYD, Changan e Great Wall Motors também venderão novos produtos com propulsão "verde" por lá. 

Hilux elétrica roda em testes desde 2023

De acordo com informações da imprensa local, a Toyota já realiza testes de rodagem com protótipos da Hilux elétrica desde 2023. No próximo mês, a multinacional cederá 12 unidades desse modelo para utilização no transporte público Pattaya, uma na cidade turística no leste da Tailândia.

Toyota prepara picapes com diferentes sistemas eletrificados

A Toyota promete uma verdadeira ofensiva de picapes eletrificadas nos próximos anos, em diferentes regiões do mundo. Além das versões elétrica e híbrida da Hilux, o fabricante prepara ainda uma caminhonete de porte menor, similar ao da Fiat Toro.

Essa nova picape herdará a estrutura monobloco e também o conjunto híbrido da gama Corolla. Porém, terá a opção de um sistema híbrido mais sofisticado, do tipo plug-in. Esse modelo, inclusive, deverá ser produzido na unidade industrial de Sorocaba (SP) a partir de 2027. Antes disso, ainda em 2024, a empresa lançará o inédito Yaris Cross.