Mini Golf

Volkswagen apresenta o novo Polo, compacto que também será fabricado no Brasil

Apresentada na Europa, sexta geração do hatch compacto ficou maior e mais tecnológica. Novo Polo deve ser lançado por aqui ainda em outubro

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 17/06/2017 10:20 Pedro Cerqueira /Estado de Minas
Volkswagen/Divulgação

A Volkswagen apresentou a sexta geração do Polo na Alemanha, modelo que será fabricado no Brasil ainda neste ano na planta de São Bernardo do Campo (SP). Na linha da VW atual, o hatch se posicionaria entre o Fox e o Golf, porém, como o destino deste primeiro ainda é incerto e o Gol foi rebaixado em relação ao up!, aguardamos por uma definição. Mas o que é certo é que o Polo está logo abaixo do Golf, vendido atualmente a partir de R$ 77.247 na versão 1.0 TSI Comfortline (disponível apenas com câmbio manual de seis marchas), mas só será possível vislumbrar seu preço no Brasil a partir de quando forem definidas as configurações mecânicas que o modelo vai ganhar por aqui.

Volkswagen/Divulgação

Segundo a marca alemã, o Polo já vendeu 16 milhões de unidades mundo afora, contando com as versões produzidas em diferentes mercados. Para quem não se lembra, o modelo já foi vendido no Brasil. O hatch é o segundo veículo a utilizar a nova plataforma modular compacta MQB A0, sendo que o primeiro foi o Seat Ibiza (marca pertencente ao Grupo Volkswagen), que foi encurtada em relação à do Golf. Por este motivo o Polo vem sendo chamado de mini Golf (que usa a plataforma MQB), o que, se for confirmado, nos alegra bastante.

Volkswagen/Divulgação

O que reforça esta impressão é que o Polo foi enquadrado na atual linguagem de design da Volkswagen na qual o hatch médio já está inserido. O modelo está mais baixo e mais largo, com porte esportivo. O Polo cresceu em relação à geração anterior, tendo agora 4,05 metros de comprimento, 2,56m de entre-eixos, 1,74m de largura e 1,44m de altura. São 11 centímetros de comprimento e 10cm de entre-eixos a mais que um Gol. Em relação ao Golf, o novo Polo perde 20cm de comprimento e 7cm de entre-eixos. O volume do porta-malas também cresceu, de 280 litros na geração anterior foi para 351l.

Volkswagen/Divulgação

CONTEÚDO O painel também segue a tendência da marca, com elementos horizontalizados, com destaque para a tela de 8 polegadas do sistema de informação e entretenimento (disponível para algumas versões). O aplique na cor da carroceria é um opcional. O modelo ganhou opção de itens e tecnologias difíceis até então de encontrar num compacto, como frenagem automática (para pedestre e veículos), monitoramento de pontos cegos e de tráfego cruzado, assistente de estacionamento, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo e painel de instrumentos digital.

Volkswagen/Divulgação

MOTORES Na Europa o compacto terá muitas opções de motor: uma grande novidade é o 1.0 TGI manual, a gás, de 90cv; duas opções do 1.0 MPI (aspirado), 65cv e 75 cv, também com câmbio manual; 1.0 TSI (turbo) de 95cv e 115cv, manual e DSG (automatizado); 1.5 TSI de 150cv e 2.0 TSI de 200cv, ambos com câmbio DSG; e 1.6 TDI (diesel) de 80cv e 95cv, manual ou DSG.

No Brasil o compacto vai usar os motores que já exitem, provavelmente o 1.0 TSI de 125cv na versão de entrada e o 1.6 MSI de 120cv (como no Golf). Outros motores que podem ser usados nas versões seguintes são o 1.4 TSI de 150cv e 2.0 TSI de 220cv, caso a Volkswagen se anime a vender uma versão GTI. O Polo será lançado no Brasil depois do Salão de Frankfurt, no último trimestre do ano. Vale lembrar que a marca também terá um novo sedã de fabricação nacional, o Virtus. O três volumes chega no primeiro semestre de 2018 e vai se posicionar entre o Voyage e o Jetta.

Tags: brasil cerqueira pedro vrum geração sexta novo polo vw volkswagen

Encontre seu veículo
O ano inicial não pode ser maior que o ano final.
O preço inicial não pode ser maior que o preço final.

Refinar busca

Últimas notícias

ver todas
16 de novembro de 2017
09 de novembro de 2017
05 de novembro de 2017
04 de novembro de 2017
31 de outubro de 2017